Pages

Subscribe:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que quer uma mulher?

Uma mulher quer que lhe telefonem de surpresa e lhe digam coisas que a façam ficar sem palavras. Uma mulher quer deixar um homem maluco. E ter, ela mesma, odireito de enlouquecer.
Uma mulher quer aprender a ser mais egoista. Quer, ao menos uma vez na vida, pensar só nela e em mais ninguém.
Uma mulher quer inspirar um poema. Quer ser musa.


Martha Medeiros

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Guerra dos Farrapos - Anita Garibaldi é presa e foge

Foi quando ouviram o tropel.

Aproximava-se ritmado e era um cavalo só. Todos estenderam o olhar para a direção do ruido. E então, para pasmo das sentinelas, fantasmagórico garanhão branco invadiu o acampamento cavalgado em pêlo pela mulher de longos cabelos negros, a mulher com blusa vermelha em tiras, a mulher com os grandes olhos escuros despejando alegria.

-É Anita!

O grito ecoou pelo acampamento. garibaldi saiu da tenda e viu Anita sobre o cavalo branco, cercada pelos soldados que a aclamavam, mais formosa do que nunca, juvenil e selvagem (tinha 18 anos). Os primeiros flocos de neve começaram a cair.


Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas

Guerra dos Farrapos - Teixeira Nunes

Acostumara-se com o lombo do cavalo. Os abundantes poetas revoluciónarios  exorbitavam em comparar os farroupilhas com centauros. Os grandes peitos musculosos, o corpo gracioso e longo, as pernas poderosas. Era um centauro - nos sonhos da infãncia fugia do touro que o perceguia em canguçu. Agora, enfrentava o touro com seu corpo mitológico e poderoso - o mais belo dos animais e o mais valente.

Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas

Guerra dos Farrapos - Travessia dos Lanchões por terra

- Amanhã é o dia 05 de julho de 1839 - disse com grave ironia, como era seu costume. - Tomem nota disso.
- Por que, amigo eduardo? - Perguntou Quincas.
- No século 15, mestre carpinteiro, o sultão Mohamed II transportou seus barcos de Corégia ao Bósforo, numa extensão de 10 milhas. Acham esse feito imortal. Amanhã cedo, amigo Quincas, nós vamos iniciar o transporte de dois barcos por terra num percurso de 50 milhas! Amanhã começa uma aventura sem igual na História.


Os Varões Assinalados - Tabajara Ruas

Guerra dos Farrapos - Tomada de Laguna

Na baía estavam ancoradas sete naves de guerra. A bordo das canhomeiras Itaparica e Lagunense, os vigias viram a longa coluna de homens montados tomando posição nas praias do sul da baía. A coluna era a Brigada dos Lanceiros Negros de teixeira. Abriram fogo. A Brigada estacou. Surgiram infantes e começaram a instalar bocas de fogo na areia. A batalha dos canhões teve início. Foi então que os oficiais do itaparica e do Lagunense tiveram uma surpresa: um barco com a bandeira tricolor da República Rio-grandense avançava pelas águas da baía.

Os oficiais alvoroçaram-se, assentam os binóculos, interrogam-se. Que barco é esse? Como pode entrar na baía se a barra está vigiada?

O barco avança para eles, velas infladas. Os oficias estão pasmos: haverá outros barcos? Como ousa atacá-los dessa maneira? Os marinheiros persignam-se: bem lhes avisavam que os farrapos têm pacto com o demônio.

(...)


Griggs está entusiasmado: a sorte começa a mudar. Na foz, vê o Lagunense, iluminado pela lua.

- Preparar para a abordagem!

Os marujos do Seival apertam-se contra a amurada. Têm as armas engatilhadas. Alguns carregam punhais presos aos dentes, outros empunham machadinhas. O Seival está a poucos metros do Lagunense. Então, para sua surpresa, vê a marujada imperial saltando para a água. Os que ficam erguem os braços, mostrando que se rendem.

Griggs toma posse do Lagunense.

Os primeiros raios do sol iluminam no mastro do Lagunense a bandeira tricolor dos Farrapos.


Os Varões Assinalados - Tabajara ruas